Associação Desnível

Associação de Desportos de Aventura Desnivel

Entidade sem fins lucrativos, com Estatuto de Utilidade Pública

Protocolos e Parcerias

Protocolos e Parcerias


Para além das actividades inscritas no plano de actividades da Desnível, a associação tem desenvolvido uma série de projectos, protocolos e parcerias, contribuindo para a divulgação e enquadramento dos desportos de aventura e para a formação de técnicos e professores.

Protocolo com a Câmara Municipal de Cascais (CMC)

Estabelecido em 1997, este protocolo visava, numa primeira fase promover a escalada no concelho, com especial incidência no aproveitamento das condições excepcionais para a prática da modalidade da Escola de Escalada da Guia, em Cascais. No primeiro ano a prioridade foi o reequipamento da escola de escalada, em moldes modernos e com material de qualidade. Desde então o protocolo passou a assumir dois grandes objectivos: por um lado a manutenção e garantia das condições de segurança na Escola de Escalada da Guia; por outro a divulgação e o enquadramento de actividades de aventura no concelho.

Nos últimos anos o protocolo foi alargado a outros desportos de aventura e à promoção de eventos.

Actividades previstas no protocolo com a CMC

  • Enquadramento técnico de actividades de escalada. O local de escalada privilegiado para as actividades enquadradas pela Desnível é a Escola de Escalada da Guia, no entanto as actividades poderão desenrolar-se noutros locais: Muro da Escola Secundária de Alvide, Penedo da Amizade (Sintra), Pedra Amarela, outros muros.
  • Formação de monitores, com vista à autonomia de escolas, associações, clubes, etc. Os grupos serão de 6 formandos por cada monitor e a duração do curso será estipulada consoante os grupos e os objectivos a atingir. É necessária autorização prévia da Divisão de Desporto da CMC.
  • Todas as actividades no âmbito da escalada, ou actividades similares (montanhismo, marchas, slides e travessias, acções de divulgação, enquadramento técnico em competições, palestras, etc.), quando solicitadas directamente pela CMC e de acordo com a disponibilidade da Desnível.
  • Semana da Aventura – Organização de um programa de multiactividades destinado às escolas do concelho de Cascais. Cinco dia de actividade na Escola de Alvide.
  • Passeios de Cascais – Passeios pedestres ou em BTT;
  • Challenge Escolar de Cascais – Programa de de multiactividades na Serra de Sintra, destinado às escolas do concelho;
  • Outras iniciativas como: Dia da Aventura, Open de Escalada, Jornadas de Montanhismo, Palestras, etc.

Parceria com o gabinete Coordenador – Lx (GCDE) e a CMC

Parceria estabelecida no ano lectivo 2001/2002, com a constituição do Centro de Formação de Escalada de Cascais (CFEC). A formação de professores e o enquadramento técnico de núcleos escolares de escalada são os objectivos desta parceria com o GCDE e a CMC. As acções de formação e apoios de escalada são gratuitos e destinam-se às escolas dos CAE‘s de Lisboa.

Trilhos da Costa do Sol

Projecto de desenvolvimento de uma rede de trilhos na Costa do Sol, em colaboração e com o apoio do Parque Natural Sintra-Cascais, das Câmaras Municipais de Cascais e de Sintra, do Grupo Ecológico de Cascais e do Clube de Actividades de Ar Livre. O projecto prevê a definição da rede, e a sua sinalização, manutenção e divulgação, bem como o enquadramento de actividades que nela se desenvolvam.

Protocolo com a ESHTE

Este protocolo visa promover a colaboração entre a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril e a Associação Desnível no domínio da intervenção técnico-pedagógica na área da Animação Turística e Desportiva, sendo as seguintes os principais objectivos e áreas de colaboração:

  • Estimular a participação dos alunos do curso de GLAT da ESHTE em actividades enquadradas pela Desnível de forma a serem estabelecidos contactos com situações reais de intervenção profissional e assim reforçar conhecimentos;
  • Incentivar a formação técnica complementar dos alunos através da colaboração técnica e disponibilização de equipamento necessário para a promoção de acções de formação na área dos desportos de aventura.
  • Promoção de eventos considerados relevantes para ambas as entidades, tais como: palestras, conferências, seminários, programas de animação desportiva, entre outros.

Protocolo com a ESDRM

Tem como principal objectivo promover a colaboração entre a Escola Superior de Desporto de Rio Maior (ESDRM) e a Desnível no domínio da intervenção técnico-pedagógica na área da Animação Desportiva, Recreação e Lazer com vista a:

  • Permitir a alunos da ESDRM realizarem um estágio profissional na Desnível de forma a estabelecerem um primeiro contacto com o mundo do trabalho numa situação real de intervenção profissional e de aprofundarem os seus conhecimentos através de formação técnica fornecida pela associação;
  • Reforçar a formação técnica dos agentes desportivos;
  • Promover eventos considerados relevantes para ambas as entidades.

Protocolo com a ESC e a CMC.

Este protocolo da Associação Desnível com a Escola Secundária de Cascais e a Câmara Municipal de Cascais tem como objectivos a construção um muro de escalada na Escola Secundária de Cascais, a sua regulação e a promoção da sua utilização. Esse muro destina-se essencialmente à escalada em bloco e deverá servir quer para treino dos associados da Desnível quer para desenvolver actividades da ESC como de outras escolas e instituições do concelho.

Resumo

EntidadeDescriçãoDestinatários
CMCEscola de Escalada da GuiaEsc. e assoc. do Concelho de Cascais
CMCPasseios Cascais, BTT e PedestresPopulação em geral
CMC/JTCSReedição de folhetos da GuiaEscaladores
ESDRMFormação, EstágiosAlunos e associados das duas entidades
Associação de Desportos de Aventura Desnível
Copyright © 2015