No Parque Urbano do Vale do Silêncio, Olivais Sul, em Lisboa, foi inaugurada no sábado, 6 de julho, a maior parede artificial de escalada do País. A construção, que teve o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, está preparada para a realização de importantes provas nacionais e internacionais, mas também para quem quer praticar no dia a dia.
É que o desenho da parede foi concebido para contemplar a escalada desde a iniciação até à alta competição, sendo que aos fins de semana todos podem utilizar o equipamento com acompanhamento técnico.
A Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal (FCMP) coloca, assim, ao dispor de todos os adeptos deste desporto (e aos curiosos) uma estrutura que chega aos 12 metros no seu ponto mais alto. Tem também dois boulders — uma das modalidades da escalada em rocha.
Esta estrutura foi o projeto vencedor do Orçamento Participativo de Lisboa em 2012. A parede de escalada artificial é do tipo Monobloco 3D, sendo praticada sem o uso dos equipamentos convencionais como cordas e mosquetões. Destaca-se, ainda, o facto de ter piso sintético de segurança na zona envolvente.
A utilização da parede, supervisionada pela FCMP, será condicionada no que diz respeito à altura para a proteção e segurança dos utilizadores e do equipamento. No Parque Vale do Silêncio pode encontrar também um circuito de manutenção, aparelhos geriátricos, ciclovia, campos de jogos e parque infantil.
João Paulo Saraiva, vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa, destacou a importância “da mobilização de vários intervenientes em torno de uma ideia para a levá-la à prática”, como pode ler-se no site da CML. Relembrou também que Lisboa será, em 2020, Capital Verde Europeia e, em 2021, Capital Europeia do Desporto, sendo este um projeto que se enquadra em toda esta dinâmica.
Fonte: Nit.pt
Artigo escrito por: Bárbara Cláudio Marteleira