Banhos de Graça e Escalada no Penedo da Desgraça

A Desnível foi até Vila Nova de Poiares no final do mês de julho. O propósito estava em visitar o Penedo da Desgraça em modo família e amigos.

 

Este sector está localizado na escola de escalada de Fraga, na freguesia de São Miguel, em Vila Nova de Poiares. A escola partilha outros sectores com este, como o Rua Sésamo, o Penedo do Mouro e o Miradouro, também favoráveis para uma aventura entre família e amigos. Podes saber mais sobre esta escola e aceder ao croqui através do site da FPME.

Em pleno verão, e com as temperaturas elevadas que se faziam sentir, a única hipótese era procurar um local para escalar à sombra. No principal sector, a sombra está presente praticamente o dia todo, favorecendo os escaladores vespertinos.

O acesso é fácil, bastando apenas 5 minutos de caminhada para encontrar a falésia através de um trilho bastante óbvio.
A escalada caracteriza-se por ser tendencialmente vertical, com uma rocha de quartzito sólido, com algumas vias bastante a bloco e pouco contínuas.

Na necessidade de refrescar ideias e antebraços, encontram-se a pouco menos de 1km de distância, as piscinas naturais de Fraga. Que tornam a escalada neste local, uma combinação imbatível no que respeita ao lazer e diversão.

Os aventureiros do ócio acabaram por pernoitar no parque de campismo de Serpins, localizado a cerca de 10km de distância. Um local pequeno e sossegado, que os presenteou com uma fantástica piscina fluvial, mesmo ao lado do parque.

Mergulhos e feiras da bagageira à parte, o parque de campismo tem um bar de apoio e a piscina também. É possível comer em Serpins na pastelaria Casa do Pão e existem vários restaurantes entre São Miguel e Vila Nova de Poiares.

Se viajares com tempo gastronómico, não percas os tradicionais Negalhos, que provámos na Grelha. Um prato forte para os mais audazes. Tudo o resto que se prove é uma delícia, como esperado desta região.

Já estamos a magicar as próximas aventuras.

Até lá!
Um abraço,
Desnível

Artigos relacionados